Windows 7, XP e FDP




O que fizeram no carnaval, caríssimos? Há quem goste de curtir a folia, vestir sua fantasia, sair nos blocos de rua e seguir o trio elétrico. Também tem o pessoal que prefere a alternativa de pegar a estrada, enfrentar o trânsito e ir torrar no sol de uma praia enquanto, sem perceber, ingere uma quantidade absurda de coliformes fecais típica de grandes ajuntamentos aquáticos (acompanhado sempre de inúmeros carros competindo entre si pra saber quem tem o aparelho de som mais potente da orla). Por último, há os que escolhem desfrutar da paz que se estabelece nas cidades grandes que desconhecem a existência da tradição carnavalesca. Como eu compartilho da opinião do Sr. K, escolhi o feriado para dar um upgrade no meu computador e atualizá-lo com o novíssimo Windows 7 que, segundo dizem, é bastante satisfatório.

Péssima ideia define.

Como Deus castiga quem adquire cópia de sistema operacional de forma ilícita, eu paguei um preço alto pela decisão de, enfim, formatar o computador. Desde o começo aquilo se encaminhava pra uma tragédia. Pra começar, a chave de registro que me passaram não deu certo e eu tive que usar uma outra. Por sorte a mesma pessoa¹ que me forneceu uma segunda alternativa estava aqui em casa e eu pude seguir com meus planos (o detalhe é que essa mesma senha que não funcionou comigo tinha dado certo em outro notebook, mas ok).

Continuei desafiando o mau presságio e dei continuidade com todo o processo como um cego que caminha direto ao precipício. Windows instalado, só alegria. Mas todo carnaval tem seu fim e a festa durou somente o tempo de eu trocar o papel de parede (faço questão de fazer isso primeiro, não me sinto “em casa” sem uma imagem bonitinha de fundo) e tentar instalar o modem pra continuar baixando os programas mais necessários que eu não tinha aqui. Aí, meus queridos, foi ladeira abaixo.

O modem não era compatível com o novíssimo sistema operacional da Microsoft. Isso mesmo, meu modem é tão ruim e desatualizado que eu não consegui instalar. Gastei minutos perdidos tentando evitar o pior, mas não teve jeito: simbora voltar pro XP, procurar drivers atualizados e voltar pro W7. Aí vocês me questionam: mas não tem outro computador com internet aí pra baixar o driver do modem e passar pro seu? Olha, até teria, mas não faria a menor diferença no final de tudo. Prossigamos.

Durante a reinstalação do Windows antigo, meu computador resolver dar ataque de pelanca e desligar sozinho no meio do processo. Desgraça pouca é bobagem e eu achei que tinha detonado completamente o negócio. Ia passar o carnaval sem praia, sem descanso e sem internet. Mas felizmente o problema foi resolvido com uma limpeza básica. O cooler (pra quem entende menos de informática do que eu, é aquele miniventilador responsável por resfriar tudo antes que o computador entre em colapso) estava obstruído e não conseguia cumprir sua função, então resolvia que, se ele não podia brincar, ninguém mais poderia. Faxina feita, o esquentadinho (ham? ham?) voltou a funcionar direito.

O que eu imaginei ser apenas temporário acabou por se mostrar definitivo. Procurei os tais drivers e cheguei à infeliz conclusão de que nem o fabricante do modem se deu ao trabalho de atualizá-lo porque só poucos idiotas como eu ainda usam essa desgraça pra se conectar à internet. No meio do caminho, também descobri que alguns dos meus programas não são compatíveis com o Windows 7 e futuramente seriam outras dores de cabeça.

Desisti de tudo, me resignei e reconheci a derrota. Continuaria com o XP. Pra descomemorar, vamos ouvir uma música? Não tinha problema que o iTunes, antes com quase 250 álbuns e 85GB de música, estivesse vazio. Um álbum bastava. Então...

Silêncio. Profundo, obscuro, hostil e intransponível silêncio. Corre pro gerenciador de dispositivos, pega CD da placa-mãe pra instalar os drivers de som. Nada. Meu computador estava com raiva de mim e continuou sem emitir um único sonzinho, nem o de inicialização do Windows. Depois de praticamente um dia perdido tentando resolver o problema porque eu tinha esperanças de que algo finalmente começaria a dar certo (não é possível uma pessoa mais azarada do que eu!), o diagnóstico é inevitável: formatação. De novo. E eu que já tinha me conformado de que ficaria com o XP de uma vez sou vítima de mais uma efedepetagem gigantesca uma vez que tinha dado início ao processo de reinstalar todos os programas e pegar os emoticons sempre perdidos nessas situações.

No fim, foram 2 dias totalmente perdidos porque eu não estou com o Windows 7 e o problema que eu achava se tratar de erro no sistema operacional foi facilmente resolvido com uma limpeza simples. E ainda tem gente que acha carnaval a maior festa do planeta...


¹ Identidade mantida em sigilio por responsabilidade jurídica.

10 comentários:

Breno Ribeiro disse...
16 de fevereiro de 2010 às 14:53

Ai. É trsite uma situação dessas. Me lembro de uma linda tarde de inverno (claro que não me lembro a estação que era e peguei a mais fria para dar ares dramáticos), meu HD externo com apenas quase metade de sua infinita capacidade de 320GB recheada de músicas, arquivos pessoais de sigilo internacional e fotos das mais diversas poses e partes do corpo (rs) , enfim, meu HD externo (percebam como nem eu mais sabia do que estava falando nessa parte) não entrava no computador. Resultado inevitável: formatação. Por sorte, a divindade hindu da informática que eu o consertou conseguiu ao menos salvar os arquivos pessoais de sigilo internacional e as fotos de diversas partes do corpo (embora eu sinta falta de umas até hoje...). Contudo, foram gigas e gigas de músicas baixados de novo, sendo que umas ainda nem baixei de novo e volta e meia me dou por falta de algo... trsite esse mundo virtual, minha gente, triste.

João Rodrigo disse...
16 de fevereiro de 2010 às 15:04

HAHA, só posso dizer... Meus pêsames!

Minhas tentativas de utilizar o Seven foram a gota d'água que me fizeram migrar para o Linux de uma vez.

Anyway, sinto que o Ruindows está mesmo prestes a sair de circulação, tendo em vista a insatisfação dos usuários. ._.

Se ele voltar a apresentar problemas, sugiro que resfrie o processador com nitrogênio líquido. Você nunca mais terá problemas com esse PC novamente. ;* /naja

Que bom que deu tudo certo. \õ/
[Deu, não deu? q]

abs

Nanda disse...
16 de fevereiro de 2010 às 15:27

Eu nem me arrisco a brincar de desinstalar sistemas operacionais e reinstalá-los. Nem sei como é o fucinho do windows 7, mas depois da sua experiência, vou seguir os passos do colega aí de cima e Linux será meu amigo...

Thali disse...
16 de fevereiro de 2010 às 15:51

que merda =/ aqui deu tudo certo, até agora só tive um problema com o windows 7, mas só no notebook, no pc de mesa tá tudo jóia. (o problema é com o mouse sem fio, o notebook não quer mais reconhecer rs) mas eu uso mais o desktop mesmo então nem liguei mto... e to gostando bastante do windows 7!! compra logo um modem novo e give it another try!

carnaval sucks mesmo, mas nem vi nada relacionado a carnaval esse ano então tá otimo!

Maria Clara disse...
17 de fevereiro de 2010 às 06:06

Caramba, que calvário o_o Eu também não me meto mais a fazer essas coisas. Final do ano passado, quis mudar algumas coisas no pc e tive que formatá-lo duas vezes. A sorte foi que a segunda foi menos de um mês depois da primeira e aí entrou na garantia. Mas os efeitos ainda perduram porque nem baixei o iTunes por preguiça de montar a biblioteca toda novamente...

Breno Pires disse...
17 de fevereiro de 2010 às 07:18

nossa que tenso
formatar pc é um saco (por isso to enrolando pra formatar o dos meus pais hahahaha)
ja me deu tanto trabalho formatar pc alheio, um dia tive que formatar o pc 3x pra ele ficar funcionando
enfim, compre um moldem novo e tente usar o 7 denovo. Eu to gostando muito e acho que vale a pena (mais talvez seja pq eu comprei um pc que ja vinha com ele e eu nao tive que instalar nada)

Igor Arume disse...
17 de fevereiro de 2010 às 08:15

É por isso que estou usando Mac OS.

Afonso disse...
17 de fevereiro de 2010 às 12:00

Triste.

Tenho tanto medo de formatar, sempre perco documentos importantes porque nunca faço backup.

E meu pc vai amanhã pra técnica por causa do cooler. Danadjenho.

v. disse...
20 de fevereiro de 2010 às 10:23

Não sei se posso rir, mas estou, haha;

Continuo firme e forte com meu Windows XP. Usei o 7 como teste, mas não tenho um computador só meu, o que me impede de fazer as coisas do meu jeito. Meus pais trabalham com Linux e insistem em dizer que devo usar o sistema operacional deles, mas eu resisto bravamente há alguns anos.

E "perder arquivos" é meu nome do meio.

Fabio Martins disse...
20 de fevereiro de 2010 às 11:26

Haha! O texto está bem engraçado. x_x

Olha, vou te dizer... os fornecedores de driver nunca te dão a solução certa. Acho que achar driver por terceiros seria a solução para o seu modem. O fornecedor do meu notebook simplesmente informou que não tinha driver para Windows XP do meu notebook e olha só, tô no XP, contra o gosto do fornecedor, com todos os drivers funcinando. ^^ Bem...

Mas... que bom que agora tudo está ok... E veja só, pc formatado e em pleno funcionamento. Só eu que acho divertido formatação? T:

Back to Home Back to Top Insira Aqui Um Título. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.